topo
linha2

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Fotogaleria
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

» Home » Eventos » Sociais » O Grupo Sata agora munido com novos aviões para melhor servir o arquipélago dos Açores    

 

O Grupo Sata agora munido com novos
aviões para melhor servir o arquipélago dos Açores

Texto e Fotos: Avelino Teixeira

Adiaspora.com
Janeiro de 2010

 

No dia 25 de Janeiro de 2009 a Sata Air Açores recebeu o primeiro dos quatro aviões, conhecidos por Dash Q 400 NextGen, que havia encomendado à Bombardier Aerospace. Esta companhia, outrora denominada por Boeing, adquiriu a Havilland localizada em Downsview, na margem norte da cidade de Toronto, onde actualmente emprega aproximadamente quatro mil e oitocentas pessoas de entre elas umas tresentas de nacionalidade portuguesa, predominantemente oriunda dos Açores, com uma maior percentagem da Ilha Terceira. Entre estes José Carlos Pereira, de quarenta e cinco ans de idade, formado em Engenharia Manufacturadora.

O segundo Q-400 NextGen em fase final da sua construção

A Bombardier é um líder mundial no projecto e fabrico de produtos e serviços inovadores para os mercados da aviação de negócios, linhas regionais e aviões anfíbios. Este legado de inovação consolida mais de duzentos e cinquenta anos da história da aviação, tendo desenvolvido com êxito vinte e cinco programas para novos aviões desde 1989. A Bombardier actualmente emprega cerca de 29.200 pessoas em todo o mundo. As suas receitas totais em Outubro de 2009 foram de 2,1 mil milhões de dólares amricanos. Na mesma recebeu encomendas na ordem de 18,6 mil milhões de dólares americanos. Até 31 de Outubro de 2009 a Bombardier entregou 942 aeronaves turbo propulsores da série Q incluindo 271 Q400 e Q400 NextGen. Note-se que há mais de trinta companhias aéreas e operadores a voarem os Q400 da Bombardier.

Entrega simbólica da chave de ignição
do Q-400 NextGen aos representantes da Sata

A cerimónia de entrega do Dash Q400 NextGen, com um sistema de atenuação de ruído e vibrações, que deverá custar à volta de vinte e três milhões de dólares, toda ela construída com uma nova tecnologia que vem favorecer o meio ambiente tanto no consumo de energia como na exaustão da mesma, foi precedida de uma conferência de imprensa dada pela Bombardier à Comunicação Social, local e açoriana, na presença de vários membros do Grupo Sata que para o efeito se deslocaram a Toronto. As boas vindas foram dadas pelo gerente do departamento da Média e Relações Públicas da Bombardier John R. Arnone ao qual se seguiu uma minuciosa e cuidadosa apresentação da manufacturação dos diversos produtos da Bombardier por Philippe Poutissou e Simon Roberts que se ocuparam, princinpalmente e muito detalhadamente, da transição da família dos aviões Dash 8 Série 100, 200, 300 para o Dash Q400 NextGen (sendo a letra Q Quiet equivalente a Silencioso) um aparelho voador que contribuirá significativamente para uma maior eficiência monetária para o Grupo Sata, e mais conforto para os passageiros muito especialmente aqueles que viajam em lugares mais próximos das hélices.

Da esquerda para a direita; Dr. António Gomes de Menezes, Simon Roberts
e Kevin Smith que prepara a entrega da aeronave à Sata

Terminada a conferência fomos levados por um autocarro da Coach Canadá a visitar os hangares da Bombardier, ao todo 12 com cem mil pés quadrados cada, para apreciar as diferentes fases da construção dos aviões que ali se fabricam, inclusivé os restantes Q400NextGen para o Grupo Sata, num abiente de perfeita harmonia, camaradagem e muita hygiene. A visita foi guiada pelo Cicerone Heric Hansen. Quando terminada, fomos novamente levados pelo autocarro para o hangar onde se encontrava o avião que haveria de ser entregue naquela manhã ao Grupo Sata. Esperavam-nos um grupo de trabalhadores, na sua maioria de origem açoriana, convidados propositadamente para a cerimónia de entrega. Esta foi mestrada por Marcelo e participada por Simon Roberts e Kevin Smith que aludiram mais uma vez ao esmerado cuidado e satisfação da Bombardier para com o Grupo Sata.

Grupo de trabalhadores portugueses e outros assistindo
à cerimónia de entrega do Q-400 NextGen

Ouviu-se depois o Presidente do Conselho de Administração da referida companhia, Professor Dr. António Gomes de Menezes, que agradeceu aos trabalhadores da Bombardier, nomeadamente os portugueses, pelo produto que iria receber, e à própria Bombardier que facilitou de uma maneira satisfatória a aquisição do primeiro Q400 NextGen pela Sata Air Açores. Disse, “este importante investimento traduz uma das ambições da companhia : renovar a frota da Sata Air Açores com equipamentos modernos e mais económicos que permitem, por um lado, dar resposta às idiossincrassias da operação inter-ilhas dos Açores através, por exemplo, da disponibilização de mais lugares por voo para as rotas de maior procura, maior capacidade de transporte de carga, redução do impacto ambiental e, por outro lado, dar seguimento ao plano de expansão da operação da Sata Air Açores traçado para os próximos anos, nomeadamente, com o reforço das ligações entre os Açores, Madeira e Canárias entre outras”.

Oficiais representativos do Grupo Sata entregam camisolas
aos representantes dos trabalhadores da Bombardier

Em Fevereiro chegarão mais dois Q400. Estando prevista a chegada aos Açores do quarto e último avião durante o mês de Março.

O Dr António Gomes de Menezes salientou ainda o facto do BEI - Banco Europeu de Investimento - ser o principal parceiro na operação financeira para a aquisição destas novas aeronaves e disse “ esta decisão do BEI é muito gratificante, não só porque proporciona um financiamento em condições vantajosas, mas, não menos importante, porque significa que uma instituição de referência valida a opção da empresa pela solução Bombardier”.

No final da cerimónia foi servido um abundante bufete aos membros da Comunicação Social e convidados.        

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

 

Voltar para Eventos Sociais

 
bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007